A Universidade de São Paulo aprovou a disciplina Inteligência Artificial na Vida Acadêmica, que será oferecida a partir do segundo semestre de 2026 para todos os cursos de graduação. Aprovada pelo Conselho de Graduação em 21 de maio de 2026, a matéria integra o rol de mais de 40 disciplinas da Pró-Reitoria de Graduação sem pré-requisitos.

Formato e estrutura do curso

A disciplina será ministrada em formato on-line, combinando atividades síncronas e assíncronas ao longo de 15 semanas. O conteúdo inclui visão geral da evolução da IA desde a década de 1950, conceitos de aprendizagem de máquina, limites e riscos, integridade acadêmica, autoria, além de aspectos éticos e legais.

Coordenação e oferta

Coordenada pela professora Anarosa Alves Franco Brandão, da Escola Politécnica (Poli), a disciplina envolverá oito professores e pretende abrir quatro turmas em horários distintos para atender diferentes disponibilidades dos alunos.

Posicionamento institucional

O pró-reitor Marcos Garcia Neira afirmou que a disciplina expressa uma posição da Pró-Reitoria diante de um tema que já atravessa a vida acadêmica, destacando que a IA pode apoiar o percurso formativo, mas não substitui o estudo, a autoria, o esforço de elaboração nem a mediação docente. A professora Anarosa Alves Franco Brandão acrescentou que o objetivo é que esta seja a primeira de várias disciplinas na temática oferecidas amplamente aos estudantes da USP.