Waymo Recebe Luz Verde em Nova York, Mas Com o Freio de Mão Puxado
Nova York, a cidade que nunca dorme, acaba de dar um passo calculado em direção a um futuro sem motoristas. A Waymo, gigante dos veículos autônomos pertencente à Alphabet, recebeu na última sexta-feira (22) a primeira permissão oficial para iniciar testes com sua frota nas ruas da metrópole. Contudo, quem espera ver um I-Pace elétrico rodando sozinho pela Times Square terá que esperar: a licença vem com tantas restrições que parece manual de instruções de um móvel sueco. Os testes começam imediatamente em áreas limitadas de Manhattan e Brooklyn, mas com um ser humano sempre ao volante.
Com Grandes Poderes, Vêm Grandes Restrições
De acordo com o comunicado da prefeitura de Nova York, divulgado por veículos como o TechCrunch, a aprovação é um piloto com rédeas bem curtas. A Waymo poderá colocar nas ruas um máximo de oito de seus SUVs Jaguar I-Pace até o final de setembro, com possibilidade de extensão. E as regras não param por aí:
- Motorista Presente: Cada veículo deverá ter um operador de segurança treinado no banco do motorista, com pelo menos uma mão no volante em todos os momentos.
- Áreas Delimitadas: Os testes estão confinados a partes de Manhattan e do centro do Brooklyn, longe das áreas mais caóticas, pelo menos por enquanto.
- Sem Passageiros: A empresa está estritamente proibida de transportar passageiros, pois para isso necessitaria de uma licença da Comissão de Táxis e Limusines da cidade.
- Prestação de Contas: A Waymo deverá se reunir regularmente com o Departamento de Transportes (DOT) de Nova York para apresentar dados e relatórios de segurança, além de coordenar suas ações com socorristas e a polícia.
Um Desafio Nível 'Hard' para a Waymo
Para a Waymo, operar em Nova York é o equivalente a passar do modo tutorial para o chefão final. A empresa já opera serviços de robotáxi em cidades como São Francisco, Austin, Phoenix e Los Angeles, locais majoritariamente de clima ameno e, com exceção de São Francisco, com um trânsito consideravelmente menos... intenso. A "Big Apple" representa um teste de fogo com sua densidade, pedestres imprevisíveis, ciclistas audaciosos e um clima que vai do calor escaldante à nevasca em poucos meses.
A empresa não é totalmente estranha à cidade. Em 2021, a Waymo já havia circulado com seus minivans Chrysler Pacifica para mapear manualmente as ruas, coletando dados sobre as condições das vias e do tempo. Agora, segundo a CNBC, a aplicação para o teste oficial foi feita em junho, culminando na aprovação deste programa piloto, que o prefeito Eric Adams descreveu como um passo para "mover nossa cidade para o século 21", embora sob as "regras de segurança mais rígidas do país".
O Futuro Chegou, Mas Está no Banco do Passageiro
A chegada da Waymo a Nova York, mesmo que em um formato tão controlado, é um marco importante na corrida dos veículos autônomos. A cidade, conhecida por sua cautela, está claramente tentando evitar os problemas e as controvérsias que cercaram a expansão de robotáxis em outras metrópoles. Por enquanto, o futuro da direção autônoma na cidade mais icônica do mundo ainda precisa de um humano para supervisionar. É a inovação chegando, mas, por segurança, ela ainda viaja no banco do passageiro.
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